Shiseido tem uma história rica e vibrante. Mais do que meramente uma marca de beleza, a empresa proporciona inspiração, há mais de 140 anos, inovando e criando, produzindo produtos intemporais e permanecendo líder no campo da beleza e dos cuidados de pele. Aqui, vamos explorar os muitos marcos históricos que fazem da Shiseido a empresa icónica que é hoje.
Arinobu Fukuhara fundou a primeira farmácia de estilo Ocidental em Ginza, Tóquio.
Tinha 23 anos, e inspirado em oferecer produtos de alta qualidade de ciência farmacêutica ocidental, idealizou uma nova maneira de fazer negócio independente da prática médica existente na altura.
Apresenta o primeiro produto de cosmética. Eudermine, uma loção que se tornou conhecida como a “água vermelha de Shiseido” devido à sua cor, foi desenvolvida para prevenir a pele seca. O produto ainda se vende hoje em dia com uma fórmula melhorada.
Abre uma loja de cosméticos ao lado da farmácia em Ginza, Tóquio.
Por cima da loja, foram construídos um departamento de design e um laboratório de pesquisa para perseguir a excelência em qualidade de design e de produto.
Apresenta “Seven Color Face Powder”, com uma embalagem octogonal inspirada na
Arte-Deco, o primeiro produto no Japão que permitia às utilizadoras corresponder ao seu tom natural de pele, mais do branqueá-lo.
Foi lançado o perfume "Hanatsubaki", a primeira fragrância criada por um perfumista Japonês. Contendo aromas florais japonesas como a Camélia, a Flor de Ameixeira e a Glicínia, a fragrância era embalada num frasco de vidro extravagante e de alta qualidade.
Abre a Shiseido Gallery, que é hoje a mais antiga galeria de arte no Japão.
Exporta os Rose Cosmetics para os países do Sudeste asiático e inicia a expansão internacional.
O terceiro andar do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento Shiseido é terminado, transformando o então departamento de design num laboratório em pleno funcionamento
É fundada a Shiseido Beauty Academy no Japão.
Shiseido patrocina espetáculos de moda do “Paris Six”, levando seis designers franceses ao Japão para apresentarem as suas coleções. Isto centrou as atenções da indústria de Paris na tecnologia e qualidade Shiseido, fazendo com que fosse convidada a apoiar as coleções de Paris, nomeadamente com penteados e maquilhagem.
Shiseido nomeia o artista francês Serge Lutens como Image Creator. Para além de contribuir para as campanhas visuais da marca, Lutens também deu o seu contributo na criação de cores Shiseido e teve um papel importante no prestígio da estratégia de marca, criando uma importante e internacional identidade visual para os produtos Shiseido.
A pedido do New York Fashion Institute of Technology (FIT), a exposição “The Art of Beauty”, sobre a publicidade Shiseido foi inaugurada como parte do evento comemorativo do 20º aniversário da Shiseido Cosmetics America. Visuais de publicidade e cartazes, assim como embalagens de produtos foram apresentados em cenários contemporâneos. As qualidades artísticas originais dos materiais de publicidade Shiseido foram muito elogiadas.
Inaugura a Shiseido Exhibition of Advertising Art (Musée de la Publicité in Paris).
O trabalho de design Shiseido tinha uma expressão visual única, um híbrido entre a cultura tradicional japonesa e a Arte Nova e Arte-Deco francesas, recebendo elogios de muitos franceses.
É anfitriã do Fórum Internacional sobre “Successful Aging”.
Realizada a cada dois anos, até 2005, com o propósito de partilhar as várias descobertas e conhecimentos que Shiseido conquistou através das suas pesquisas científicas.
Torna-se uma das primeiras empresas a estabelecer uma política corporativa por escrito sobre questões ambientais. Esta mensagem corporativa é o compromisso da Shiseido com a Terra, e transmite o desejo de “viver em beleza” e ao mesmo tempo contribui para um melhor ambiente global.
Abertura "SHISEIDO THE GINZA".
O primeiro centro dedicado à beleza, o conceito de loja Shiseido oferece serviços que resumem o conhecimento e a experiência cultivados durante anos. O mote da loja: “O lugar para encontrar o que há para descobrir em si.”
Foi reconhecida como uma empresa excecional pela sua divulgação de informações sobre alterações climáticas e conseguiu uma posição no “Climate Disclosure Leadership Index.”