Camelia Shiseido
15
Outubro 2013
A casa Shiseido
Partilhar

SHISEIDO: PIONEIRA DA ARTE DESDE O INÍCIO

Desde a sua criação que a Shiseido combina arte e beleza com ciência e inovações constantes apresentando uma sensibilidade artística que continua a ser reconhecida nos dias de hoje.

Em 1915 começou um movimento artístico que foi iniciado pelo filho do fundador, Shinzo Fukuhara. A sua visão levou à criação do famoso logótipo da flor de camélia e apenas um ano mais tarde, o seu espírito criativo serviu-lhe de inspiração para estabelecer um dos primeiros Departamentos de Criação Publicitária. Até hoje em dia, os designers consideram lendário o trabalho produzido por este grupo criativo.

Em 1919, a Galeria Shiseido em Ginza, Tóquio marcou mais outro movimento e serviu para mostrar o trabalho de jovens artistas. Foi assim que começou a longa história da Shiseido como mecenas das artes e quase um século depois da sua inauguração, tornou-se a galeria sem fins lucrativos mais antiga do Japão.

A Casa das Artes Shiseido foi inaugurada em 1978 na cidade de Kakegawa, em Shizuoka. Esta foi concebida por Taniguchi Yoshio, que também concebeu o MOMA em Nova Iorque, e acolhe trabalhos de pintores, escultores e artesãos que exibiram anteriormente na Galeria Shiseido. O valor artístico da própria Casa das Artes Shiseido foi reconhecido em 2010 pelo Instituto Japonês de Arquitetura que a distinguiu com o 9.º Prémio dos 25 anos do JIA na categoria de “pessoas que contribuíram para conservar um edifício tão bonito” entre outros méritos.

O Shiseido Corporate Museum foi inaugurado em 1992 para comemorar o 120.º aniversário da empresa sendo que atrai anualmente cerca de 25 000 visitantes. A sua coleção inclui embalagens, produtos, publicidade e amostras de quase tudo que a Shiseido criou durante a sua longa história.

A cerimónia de entrega do prémio Art of Packaging de Luxe Pack, em Nova Iorque, a 17 de abril de 2012 foi uma consagração do design da Shiseido desde a curvatura da caixa dos cosméticos que reflete a forma da camélia às elegantes edições elegantes passando pelas embalagens de alta qualidade e rigorosamente testadas.