Camelia Shiseido
1
Abril 2015
Dicas e Rituais, Outro
Partilhar

O QUE DEVE SABER SOBRE OS RAIOS UV?

Os raios UV são “raios de envelhecimento” que incidem sobre a pele. Eles são responsáveis por danos na pele como rugas, flacidez e outros sinais de envelhecimento prematuro. Com o passar do tempo, os efeitos acumulam-se e pode também aumentar o risco de cancro da pele. Os raios UVA são intensos e nocivos durante todo o dia e durante todo o ano e apelam a uma proteção diária.

Os Raios UV B são “raios ardentes” que afetam a camada superficial da pele e são responsáveis pelas queimaduras solares. Os raios UVB são mais intensos na primavera e no verão, e entre as 10:00 e as 14:00. São também mais intensos em regiões tropicais próximas do equador e em elevadas altitudes.

 

Quando a pele é exposta aos raios UV

epidermis & UV rays
  • Enfraquecimento da função de barreira de proteção e hidratação da pele.
  • A melanina é produzida em excesso e forma manchas.
  • Os danos acumulam-se, o colagénio e a elastina declinam.
  • Formam-se rugas e flacidez.

O efeito dos raios UV na pele variam não só pela quantidade de raios UV que incidem diretamente sobre a pele, mas também pela medida em que são refletidos pelo meio ambiente.

Rácio de níveis UV num dia de sol definido em 100

ratio UV
ratio UV 2

 

 

A neve e a água têm uma elevada taxa de refletividade. Mesmo com fraca luz solar de inverno, a neve reflete mais de 80% dos raios UV, resultando em níveis UV que são 1,8 vezes superiores ao que seria sem neve. Por essa razão o ski e o snowboard requerem cuidados especiais – quando praticar desportos de inverno, não se esqueça de usar produtos de elevada proteção e com um elevado fator SPF.